-
Arquitetos: Arkitektpartner, Dark Arkitekter
- Área: 35300 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Huffton+Crow
-
Fabricantes: OMS Lighting
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício abriga um Conjunto Oncológico em Oslo, uma organização integrada numa rede mundial de instituições de pesquisa, que pretende que este projeto seja um grupo altamente qualificado de profissionais, empresas e centros de pesquisa em estreito diálogo com o Hospital Norwegian Radium. Este ponto de encontro entre cientistas, estudantes e investidores gera novas ideias, capital e soluções nos campos da biomedicina.
O desafio de combinar ensino, centros de pesquisa e espaços administrativos para novas empresas relacionadas com a investigação de saúde e câncer trouxe uma complexidade adicional a este projeto.
A escola ocupa a base, nos primeiros níveis, e é organizada em torno de duas importantes áreas comuns: o café e a mediateca. Também na base está um auditório de usos múltiplos.
As áreas comuns são acessíveis pelos estudantes e pesquisadores, e são concebidas com o objetivo de fomentar o diálogo e a colaboração entre os dois. Os volumes da construção, colocados sobre a base horizontal, recebem os espaços de trabalho onde os laboratórios e escritórios se complementam entre si. Esta é a chamada incubadora de empresas onde a ciência e a criatividade se encontram.
Na Noruega existe uma antiga tradição da combinação de escolas secundárias com a oportunidade de treinar para uma carreira de atleta. O parque de inovação e, em particular, a Escola Secundária Ullern instalada nele, tem como objetivo fazer o mesmo com seus estudantes dentro dos campos científicos.
Os jovens estudantes terão acesso aos laboratórios e a metodologia das empresas à vanguarda da investigação e desenvolvimento na medicina oncológica. A ideia é que a concentração destes programas num único edifício, onde as instalações comuns são compartilhadas, permita e incentive a troca de ideia e inspire um espírito empresarial e a sede pelo conhecimento dos jovens alunos.
O trabalho desenvolvido no parque de inovação do Conjunto Oncológico não contribui apenas com a melhora da qualidade de vida de pacientes com câncer, mas também inspira novas gerações de médicos, cientistas e empresários que eventualmente encontrarão uma cura para esta doença global.